Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Liberação dos Valores Depositados nas contas de PIS e PASEP

Publicado por Marina Lemos
há 6 anos

O presidente Michel Temer sancionou a Lei que regulamenta os saques das contas inativas do PIS e do PASEP, para todas as pessoas que tenham direito ao benefício.

O saque de valores depositados em contas antigas de PIS e PASEP é uma possibilidade que já existia, porém, apenas era concedido o direito ao saque para pessoas aposentadas ou com sessenta anos ou mais.

A partir do dia 18 a 29 de junho de 2018, os saques poderão ser feitos por pessoas entre 57 e 59 anos, desde que tenham trabalhado com carteira assinada por algum período entre 1971 a 1988 e que ainda tenham dinheiro depositado na conta do PIS ou PASEP. Após o dia 8 de agosto, será liberado o saque para todos aqueles que tenham valores depositados.

O cronograma de pagamentos será organizado pela Caixa Econômica Federal para quem contribuiu com o sistema PIS, e pelo Banco do Brasil, no caso do PASEP. Ainda, vale lembrar que o PIS é o sistema dos trabalhadores da iniciativa privada, e, o PASEP é o sistema dos funcionários públicos.

E quem pode fazer este saque é o titular da conta do PIS/PASEP ou seu herdeiro, caso o titular já tenha falecido. No caso dos herdeiros, se você recebe pensão por morte, poderá realizar o saque diretamente na Caixa Econômica Federal ou no banco do brasil mediante apresentação de certidão de óbito e escritura pública de inventário. Caso não receba, deve fazer o pedido de alvará judicial com o auxílio de um advogado.

Ainda, caso houver complicações na liberação do valor depositado, é garantido a qualquer cidadão o direito de levantar este valor através de Pedido de Alvará Judicial.

Ficou com dúvidas? Entre em contato!

Marina Oliveira Lemos

Assistente Jurídica na Ana Winter Advocacia

  • Publicações20
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liberacao-dos-valores-depositados-nas-contas-de-pis-e-pasep/593193812

Informações relacionadas

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 4 anos

Como sacar PIS de pessoa falecida? Quem pode sacar?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)